Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Alternanthera decurrens J.C.Siqueira EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Estado de Minas Gerais, no município de Januária. Apresenta EOO menor que 5.000 km² e está sujeita a uma situação de ameaça. A perda de habitat causada pela destruição sistemática dos Cerrados associada a sua distribuição restrita representa uma ameaça a espécie que implica declínio contínuo de EOO e de qualidade de habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Alternanthera kurtzii Schinz;

Família: Amaranthaceae

Sinônimos:

  • > Alternanthera decurrens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Eugeniana 27: 12. 2004., a espécie é caracterizada por folhas oblongo-lanceoladas, com até 11 cm de comprimento, acuminadas no ápice, decorrentes na base (Siqueira, 2007; Senna; Siqueira, 2009).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (Senna, 2012). Senna; Siqueira (2009) indicam que a espécie é "Rara", de acordo com os critérios de raridade adotados por Giulietti et al., (2009). Siquera (2007) indica sua ocorrência em Minas Gerais no município de Januária, Vale do Rio Peruaçu, na trilha dos Sítios Arqueológicos de Desenhos e Troncos. Não possuí registros disponíveis para o Estado do Mato Grosso do Sul.

Ecologia

Planta subarbustiva (Senna et al., 2009), terrícola, ocorrendo nos cerrados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (Senna, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Nos três maiores gêneros ocorrentes no Brasil, Gomphrena L., Alternanthera Fork. e Pfaffia Mart., a maioria das espécies são encontradas nos cerrados e nos Campos Rupestres. Estes gêneros possuem características adaptadas à dinâmica desses biomas, sobretudo no que diz respeito aos sistemas subterrâneos, à dispersão anemocórica e ao pirofitismo. Com a destruição sistemática dos cerrados e a retirada do estrato herbáceo-arbustivo, estes sistemas subterrâneos são eliminados, impedindo assim tanto a reprodução sexuada como a vegetativa, sendo que esta última normalmente acontece após as queimadas com as rebrotas oriundas do sistema subterrâneo (Siqueira, 2007).

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade very low
Detalhes A fundação Biodiversitas (2005) indica ainda que a espécie, por ser um endemismo extremo, conhecida de apenas uma localidade.

Ações de conservação

3.2 Population numbers and range
Situação: needed
Observações: Existem poucas informações dispóníveis sobre a biologia da espécie (Marchioretto, com. pess.).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo considerada portanto, "Deficiente de dados" (DD).

3.8 Conservation measures
Situação: on going
Observações: Está "Criticamente em perigo" (CR) de extinção (Biodiversitas, 2005).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: A espécie não ocorre dentro dos limites de nenhuma categoria de Unidade de Conservação (CNCFlora, 2012).

Referências

- SENNA, L.R.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G; QUEIROZ, L.P. DE; SILVA, J.M.C.D. (EDS.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservation International, 2009.

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Conservação Internacional, 2009. 496 p.

- SIQUEIRA, J.C. O bioma Cerrado e a preservação de grupos taxonomicos: um olhar sobre as Amaranthaceae, Pesquisas, Série Botânica, v.58, p.389-394, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, em 02/02/2012, 2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

Como citar

CNCFlora. Alternanthera decurrens in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Alternanthera decurrens>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41